Monday, August 11, 2008

6) O que tenho publicado sobre Brasil

“E preciso denunciar.” Foi o aviso que recebi numa visita com Dom Helder Camara na sua residência em Recife em Dezembro de 1970. Falávamos sobre o estado da repressão política e o regime da tortura. Tenho pensado muitas vezes neste aviso e tenho pensado também que não tenho conseguido fazer tudo que eu podia e devia ter feito. Não foi por falta de tentar. Duas tentativas de escrever livros sobre Brasil não deram certo, uma sobre a seca cujo começo testemunhei vivendo no sertão baiano em 1970, a outra uma tentativa analisar a ditadura brasileira usando uma “teoria política de informação”, uma tarefa que me ocupou muito nos fins dos anos setenta.

O que consegui fazer foram cinco artigos jornalísticos:

  • Entrevistas com flagelados baianos da seca de 1970 publicado na Tribuna da Bahia. (Quando eu achar a minha copia, botaria uma copia PDF aqui).
  • Uma entrevista com um dos flagelados famintos que atacaram trens para pegar comida em Ceara em 1970 (copia PDF aqui). Sendo que a entrevista não refletiu bem nos militares e pensei em voltar ao pais, usei o pseudônimo “Tony Counselor” (a tradução em portuguese e “Antônio Conselheiro”). Como eu (muito dificilmente) consegui esta entrevista e um conto em se que apresentarei aqui mais tarde.
  • Uma entrevista com Lula que apareceu no National Catholic Repórter em February 26, 1982 (copia PDF aqui ).
  • Um artigo sobre a situação no Brasil durante minha ultima visita em 1983 "IMF Austerity Brews Discontent in Brazil" que apareceu em In These Times (copia PDF aqui).
  • Uma reportagem sobre o financiamento pela CIA da Cruzada do Rosário de Padre Patrick Peyton nos anos 1962 a 1964 no Brasil que apareceu em Caros Amigos em 2007 (copia PDF aqui).

    E possível agora fazer respostas neste blogue sem deixar a historia de sua vida. Fui avisado (agradeço Ricardo) que o programa do blogue estava exigindo registro para poder responder. Agora tirei esta restrição (o default quando crie o blogue).

No comments: