Sunday, July 20, 2008

1) Poesia, Política ou Ambos?

O papel deste blog e iniciar um dialogo publico sobre a possibilidade de criar um instrumento analítico que vou chamar aqui “a teoria da informação política” (refletindo a teoria da informação de Claude Shannon como a sua base de inspiração). Em resumo brevíssimo, eu discuto a possibilidade discriminar entre duas tendências básicas políticas: uma política autoritária (uma política da entropia) e um processo de democratização (uma política de entropia negativa).

Ao primeiro olhado, uma classificação tão simples pode aparecer simplistica, ou mesma uma reformulação do paradigma da Guerra Fria entre democracia e ditadura. Porem creio que o conceito de democratização representa um desafio as sistemas exigentes. Mesmo que temos aprendido muito sobre a prática da regra da lei democrática nos dois séculos da democracia liberal, tendências autoritárias e desigualdades enormes internacionais e intranacionais continuam ser obstáculos a democracia. Usando a democracia global como um padrão, claramente ficamos muito longe da realização da democracia no mundo atual. Relativa a esta meta, vivemos ainda numa civilização pre-democratica. A teoria que apresento não e uma solução, mas ilumina direções muito gerais para frente e para traz. Ajuda pensar sobre principais de navegação.

Escrevo este blog em português porque a fonte da minha inspiração em seguir esta linha de pensamento foi morar no Brasil durante três dos piores anos de chumbo (1968 a 1971. Estive la dois anos com o Peace Corps e mais um ano ensinando inglês e procurando trabalho jornalistico.) Também, vou visitar o Rio logo, entre o 6 e 18 de agosto. Este blog facilita partilhar estas idéias tanto com amigos velhos que vou encontrar quanto outra pessoa qualquer que tem interesse neste assunto.

Em 1977, publiquei as idéias seminais duma teoria da informação política num ensaio chamado Teilhard and the Information Revolution. Por varias razoes, parei seguir esta linha de pensamento. Mas ultimamente recomecei examinar o significado político da entropia e descobri vários desenvolvimentos intelectuais (as ideias de Ilya Prigogine, a teoria de caos, a ciência de complexidade etc.) que criam uma clima intelectual mais aberta ao este tipo de pensamento. Uso conceitos políticos baseado na entropia e entropia negativa como metáforas, metáforas pela consciência política, pela organização política e pela moralidade política. No fim esta teoria construída de metáforas pode ser nada mais que poesia. Mas se ela puder iluminar o mundo político de observação concreta numa maneira consistente e útil, teremos que concluir os paralelos entre a ciência física e a ciência política não estão uma mera coincidência.

Pretendo fazer uma versão paralela do blog em inglês mais tarde. Sei que minha gramática e, depois de tantos anos, meu vocabulário faltam muito. O computador me ajuda muito neste respeito. Felizmente, aceitarei correções a minha gramática a mikemc@brooklyn.cuny.edu. Vamo’ la...

No comments: